terça-feira, 31 de julho de 2012

Seis Décadas.

Exatamente,a sessenta anos atrás,nós,a familia "Mello",compramos um quarteirão de terra,na vila Santos.Naquela época,havia poucas casas,era quase tudo mato.Meu pai,para conseguir água,ele rasgou por conta própria,uma valeta,de rua Carlos Gomes(hoje Amaral Lyra)e colocou os encanamentos,até onde hoje é a casa de minha mãe.Pois até naquela época,a politica já imperava a favor de uns,e contra outros.Mas politica,nunca intimidou o meu pai,e ele meteu os peitos,e levou a água até as recentes granjas.Foi um inicio muito difícil,mas meu pai fazia várias coisas ao mesmo tempo,elém de ser sócio na fabrica de sabão de meu avô:Armando Francisco de Mello.
Além das granjas,ele o "Melinho" meu pai,comprava ovos dos outros granjeiros,vendia medicamentos(na época,não era como hoje,que tem bastante casas veterináris para vender remédios).Lembro-me bem dos medicamentos que mais saiam,era:NF180.TM40.Pantomicina,coxistat,metionina,colina,sulfaxinosalina,pentabiótico.Também,não existia fabricas de ração na época,e nós é que fazíamos a ração.Como ainda o mercado não conhecia a soja,a base da ração era de :Farelo de trigo,farinha de carne,farinha de ossos,farinha de peixe,fubá de milho,farinha de ostra,refinasil e como ainda era difícil encontrar vitaminas no mercado para aves,nós colocávamos Óleo de fígado de bacalhau,que meu pai comprava de tambores de 200 litros.Naquela época,não existia ainda essas raças de frangos que tem hoje,então nós engordávamos os machos  Legorne,que com 120 dias,chegava a pesar 1.800 cada um,um fenomeno na época.Hoje com um têrça da idade,eles chegam a pesar 2.300.Tudo graças as mudanças genéticas e no melhoramento das rações.Bom voltemos ao assunto inicial,no dia 31-7
 de 1952,nós mudamos correndo,pois se ficasse para o dia seguinte,já seria agôsto,e como diziam na época que mudar em agôsto dava azar,então nos quase nos matamos de tanto correr para levar toda a mudança num micro caminhão que o meu pai tinha,demos dezenas de viagens,mas conseguimos mudar ainda em julho.E tivemos sorte,pois já se passaram 60 anos e nós continuamos morando na vila "Santos",só que onde esta a antiga granja,não é vila Santos,e sim vila São Bento,mas todos falavam na vila Santos,então ficou como "Vila Santos"

Nenhum comentário:

Postar um comentário